Configurando o Outlook Web App (OWA)

smtp

 

Uma das facilidades que o Exchange Server nos fornece é o acesso ao e-mail, calendário e tarefas via browser. Afunção do Exchange Server responsável por promover este acesso é o “Client Access”. A ferramenta que iremos utilizar para este acesso é o “Outlook Web App”. Através de sua configuração vamos definir uma URL para que os usuários possam acessar ter acesso ao Outlook Web App.

Para configurarmos o OWA devemos primeiramente navegar até a guia “Server Configuration”, em seguida “Client Access” e iremos ver a aba “Outlook Web App”:

 

image

 

Vamos dar um click-duplo em cima de “Owa (Default Web Site)”, onde irá abrir uma nova janela. Nesta janela, na guia “General” iremos preencher o campo “External URL”. O campo “Internal URL” já estará preenchido por padrão:

 

image

 

Configurado a URL podemos passar para a guia “Authentication”. Temos que marcar o Check Box “Use Forms-Based Authentication” e em seguida o Check Box “User Name Only”. Ao marcar o segundo checkbox vamos clicar em “Browse” onde abrirá uma janela com o nome do nosso domínio interno cadastrado, que iremos marca-lo e clicar em “OK”:

 

image

 

Ao clicar em “Ok” voltaremos para tela anterior onde iremos clicar em “Ok” novamente. Agora nosso OWA está configurado corretamente no Exchange Server.

 

image

 

Ao aplicar as alterações o Exchange Server irá nos dar um “Warning” pedindo para que o IIS seja reiniciado. Para isto vamos abrir o prompt de comandos e digitar o comando: IISRESET

 

image

 

Um detalhe importante é configurarmos o nosso diretório do IIS para fazer o redirecionamento de site. Este redirecionamento será utilizado para que quando o usuário acessar “mail.dheringer.com” no browser, ele será automaticamente redirecionado para “mail.dheringer.com/owa”.

Vamos no “Menu Iniciar” em seguida “Administrative Tools”, onde irá se expandir em várias ferramentas de gerenciamento. Vamos clicar em “IIS Manager”:

 

image

 

Na console do IIS vamos navegar até “Default Web Site”:

 

image

 

Agora no painel ao lado vamos dar um duplo-click em “HTTP Redirect”:

image

 

Na janela aberta vamos configurar o campo “Redirect requests to this destination” com o valor “/owa”, e vamos marcar o checkbox “Only redirect requests to content in this directory (not subdirectories).

 

Capturar

 

Finalmente nosso OWA está configurado corretamente. Lembrando apenas que a “Configuração do Serviço” Microsoft Exchange Forms Based Authentication deve estar configurado como “Automatic” e o serviço deve estar com o status “Started”.

image

Abraço a todos,

Diogo Heringer

clip_image001

Publicado em janeiro 10, 2012, em Client Acess, Configuração, Exchange On-Premise e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. ótimo post diogo!, agora tenho uma pergunta.Como faço para configurar no tmg para poder liberar o woa fora da minha rede interna. porque internamente esta funcionando uma boa! obg.

  2. Entre em contato pelo e-mail disponivel na guia Sobre que posso te ajudar.

    Obrigado.

  3. Olá Diogo tudo bem? Teria uma pergunta sobre configuração Hibrida(Exchange Local e Exchange Online).
    Efetuamos a configuração e acessamos as caixas normalmente. Depois aconteceu que quando acesso com um usuários que está no Exchange local ele direciona pro Exchange Online, como se ele não entendesse que a caixa está local e logo no inicio que configuramos estava funcionando.
    Tem alguma ideia do que pode ser? Pode me ajudar?

  4. Giseli,

    Pode me mandar email ou adicionar no skype que posso te ajudar.

    Obrigado.

  5. Ola Diogo, tenho uma dúvida na configuração local para acessar via outlook.
    Já tentei de todos os modos e ele diz que não consegue acessar o servidor.
    Poderia me indicar o caminho?

  6. Muito Obrigado…estava com um problema no meu webmail que só acessava via url internal só reiniciei o IIS e funcionou perfeito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: