Configurando o Exchange Control Panel

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Hoje após assistir a “Webcast: Office 365 dicas de certificação…” e pela utilização do ECP(Exchange Control Panel) no Office365, resolvi falar um pouco sobre o ECP. A Console do Exchange Online é bem parecida com o a do Exchange On-Premise, porém na console do Exchange Online possui algumas configurações específicas de coexistência do Exchange Online x Exchange On-Premise. Vamos aos conceitos:

O Exchange Control Panel é um aplicativo da Web que é executado em um servidor “Client Access” e fornece alguns serviços para administração do Exchange Server. O ECP (Exchange Control Panel) é instalado automaticamente quando você instala um servidor “Client Access”. Para gerenciar o Exchange a partir de qualquer lugar, você só precisa digitar a URL configurada no Exchange Server no seu navegador.

Por padrão, a URL Interna do ECP é https://yourserver.yourdomain.com/ecp. Temos também que configurar nossa URL Externa e publicá-la para Internet para que possamos ter acesso de qualquer lugar que não seja nossa organização.

O recurso ECP (Exchange Control Panel) está disponível no Exchange Server 2010 SP1 ou superior. Vou mostra como iremos configurar a URL do ECP, bem parecido com o processo de configuração do OWA:

1 – Para configurarmos o ECP devemos primeiramente navegar até a guia “Server Configuration”, em seguida “Client Access” e iremos ver a aba “Exchange Control Panel”:

image

2 – Vamos dar um click-duplo em cima de “Owa (Default Web Site)”, onde irá abrir uma nova janela. Nesta janela, na guia “General” iremos preencher o campo “External URL”. O campo “Internal URL” já estará preenchido por padrão:

image

3 – Com as URLS preenchidas basta clicar em “Ok”  e nossa configuração do ECP (Exchange Control Panel) no Exchange Server está pronto, ficando pendente apenas a publicação da URL “https://mail.dheringer.com/ecp”.

4 – Para fazer o teste de funcionamento do ECP, no “Exchange Server” vamos abrir o “Internet Explorer” e digitar: “https://localhost/ecp”. Abrirá uma tela de logon idêntica a tela de logon do OWA, onde iremos digitar um usuário administrativo e senha:

Loginpage

5 –  Ao efetuar o logon no ECP, vamos ter várias opções de gerenciamento como mostra a imagem abaixo:

image

Pronto, agora podemos fazer a gerencia do nosso Exchange Server através da WEB. Lembrando que o ECP é válido tanto para o Exchange Server On-Premise quanto para o Exchange Online, alterando apenas a URL de acesso.

Em breve irei mostrar como configurar a RBAC (Role Based Access Control) através do ECP (Exchange Control Panel) e também através dos Cmdlets.

Até a próxima!

Abraços,

Diogo Heringer

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Publicado em janeiro 16, 2012, em Client Acess, Configuração e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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